segunda-feira, 30 de abril de 2012

Um tempero chamado Lavanda...



Acredite, quis dizer tempero de alimento mesmo e  com lavanda sim  =). Li, provei, aprovei e digo que vale a pena, vamos lah, repassando ;)


Lavanda
"Seu sabor lembra o do alecrim e é utilizada em receitas salgadas como as que levam cordeiros, aves e alguns peixes; além de seu uso em pratos doces, infusões e para aromatizar vinagres e óleos. Entretanto, deve ser usada com cuidado, pois a lavanda possui um aroma doce e intenso e “seu excesso pode arruinar um prato e conferir um retrogosto acre. O perfume e o sabor das flores é mais intenso que o das folhas, mas ambos podem ser usados, variando apenas a quantidade empregada”.³


ATENÇÃO: Sempre use lavanda fresca, nunca a que vem em sachês perfumados ou em óleos essenciais, que são destinados à perfumaria e não para uso culinário.

Como fazer a lavanda para uso culinário: seque as flores em forno muito baixo (80ºC) ou ao sol por alguns dias.

Açúcar: Coloque 1 colher (sopa) de flores de lavanda secas e amassadas em um pote hermeticamente fechado com 5 xícaras (chá) de açúcar. Tampe e deixe descansar por, no mínimo, 5 dias. Separe as flores do açúcar, peneirando-o. Utilize esse açúcar para salpicar salada de frutas e biscoitos. Também junte ao creme de leite fresco batido ou, ainda, use-o em receitas de sobremesas e geléias.


Geléia: Aromatize a geléia de maçãs com flores de lavanda frescas ou secas, acrescentando-as no início do cozimento.

Sucos: Faça uma infusão com água e flores de lavanda frescas ou secas e coloque em limonadas e chás gelados.

Creme: Prepare um creme inglês de lavanda, colocando ½ colher (chá) de folhas de lavanda frescas para cada ½ litro de leite antes de fervê-lo. Coe e termine o creme normalmente. Da mesma forma, aromatize o leite que usará para fazer um pudim com flores de lavanda frescas ou secas.
Assados: Substitua o alecrim por lavanda seca em assados de cordeiro e aves.
Manteiga aromatizada: Aromatize manteiga com lavanda para ser adicionada à grelhados ou assados – saídos do forno ou da grelha — no momento de ir para a mesa. Preparo da manteiga: pique 1 colher (sopa) de ciboulette, 1 colher (sopa) de cerefólio e 1 colher (sopa) de flores e folhas de lavanda frescas. Junte 125 g de manteiga, 1 colher (sopa) de limão siciliano, sal e pimenta moída na hora. Misture bem ou processe. Molde em forma de salsicha fina e guarde no freezer, envolva por papel-filme. Para utilizar, corte uma rodela e disponha sobre porções de carne (peixe ou ave) quentes, na hora de servir."
...


Nessa outra fonte, mais sobre a lavanda (alfazema) na culinária.

...
Fontes:
 http://mundodamari.wordpress.com/2010/05/17/serie-temperos-lavanda/
http://www.posto7.com.br/temperos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSLATE / Select Language: