Provence, Lavanda e o Estilo Provençal...

Nao tem como criar um blog com um toque de lavanda sem falar de Provence e o estilo que A-DO-RO , que eh o estilo provençal, entao, vamos lah.
Provença fica ao sul da França e a presença da lavanda é bem marcante por lah. Algumas de suas principais atracões turísticas sao suas rotas pelos imensos campos belíssimos de lavanda.








 Alem disso, Provença tambem é conhecida, por ser uma uma grande produtora de vinho rosés da França(www.vinhosdeprovence.com.br ), por possuir um dos maiores museus militares do mundo, o museu de arte e historia militar 'Château de l'Empéri', e, de onde veio um estilo apaixonantee charmoso de compor o ambiente.






Um pouco de Conhecimento:


'Aos pés dos Alpes, a natureza é uma benção dos deuses. Apesar do sol abrasador, o clima do lugar é amenizado pelo vento mistral que sopra do Mediterrâneo.

O resultado são campos verdes e férteis onde as flores brotam por todas as partes. Esta região, conhecida como Provença, é o berço da França. Pelo que se tem notícia, Marselha, a maior cidade francesa depois de Paris, foi fundada pelos gregos no século VI a. C., tendo se tornado o principal porto do país durante estes séculos.

A história riquíssima da região é marcada por invasões de romanos e bárbaros, pelo patrimônio arquitetônico das cidades, como a arena romana em Arles e o palácio dos papas em Avignon e, principalmente, pelos poemas épicos da literatura provençal, hoje uma língua praticamente extinta.

Maio começa a  época de colheita de jasmins, rosas e lavandas. O mistral espalha o aroma das flores, perfumando os arredores de Grasse, uma pequena cidade medieval, sede das maiores fábricas de perfume francês.




Lavanda e alfazema, representam o mesmo género, embora existam pequenas diferenças entre espécies e subespécies. 
Na verdade, a alfazema (Lavandula latifolia) é um dos vários tipos de lavanda existentes. Possui um odor canforado e isso a diferencia das demais espécies do gênero. A lavanda é uma planta pequena, com flores espigadas, geralmente de cor roxa ou violeta, que floresce em várias partes do mundo. A região de Grasse, na França, é uma das maiores produtoras dessa matéria-prima tão comum em composições aromáticas. Seu óleo essencial tem grande poder sedativo e calmante e, por isso, é muito usado em aromaterapia. A lavanda oficial (Lavandula Angustifolia) é também conhecida como lavanda inglesa e fornece o óleo essencial mais utilizado na perfumaria, é um dos principais elementos constituintes de um perfume, seja ele feminino ou masculino. Atua nas notas de saída e tem um odor que marca principalmente os perfumes masculinos na composição de fragrâncias da família fougère. Há uma planta comum em nosso país, conhecida como alfazema-do-brasil. Cresce em forma de arbustos, desgalhados, com flores brancas. Esse tipo de "alfazema" é mais utilizado na área medicinal.

Derivado do latim 'lavare' e popularmente chamada de lavanda, nardo e espicanardo ( portugues ), lavander ( ingles ), lavande (frances e italiano ), lavandula (espanhol).

O género botânico 'lavanda' abrange varias espécies de  arbustos muito comuns em jardins, onde sao usados para ornamentação, estando aclimatada em varias regiões do mundo.

Encontrada originalmente na região do mediterrâneo, a lavanda  foi baptizada de Nardus pelos gregos em função da cidade síria Naarda as margens do rio Eufrates, e de alfazema pelos arabes.

A fragrancia fresca e agradavel eh utilizada para varios fins: medicina ayuverdica, aromaterapia, repelente para alguns insetos e parasitas, perfumaria e cosmeticos.


Sao meliferas e por isso, muito atractivas para as abelhas.
As borboletas também  são atraídos para esta erva aromática. Felizmente, as formigas não gostam do cheiro de lavanda, tornando-o uma arma possível para controle de formigas orgânicos .


Representante do planeta mercúrio, eh também, relacionada com tranquilidade e pureza. Era comum usa-la como aromatizadora de roupas intimas, de cama e banho. Diz-se que, antigamente, os homens, ainda avessos ao uso do perfume, por se tratar de um cuidado tipicamente feminino, usavam lenços embebidos com lavanda, pois seu aroma não tem forte apelo floral, além de ser fresco e levemente selvagem.

Nas duas grandes guerras mundiais foi utilizada como anti-séptico e higienizaste em feridas dos soldados.


Sobre os Móveis Provençais – história e tendências




Os franceses são conhecidos no mundo inteiro pela sua sofisticação, seja na moda, culinária, perfumaria ou decoração. Curiosamente um estilo de móvel desenvolvido no sul da França, bem menos nobre e refinado Luis XV e Luis XVI, começa a ganhar notoriedade e status de antiguidade: trata-se do estilo provençal, a versão "cabocla" dos móveis de Versalhes.

Na França dos séculos XVII e XVIII, a influência dos reis era tão forte que até mesmo os camponeses procuravam ter em suas casas os ares da corte. Sem precisão nos detalhes, sem o uso de madeira de boa qualidade, muito menos na folheação dourada, mas com muita criatividade, artesãos da região da Provença recriaram os móveis dos grandes palácios de Paris,
 luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII , de uma maneira particular e bem mais alegre e colorida que o original.






Os móveis e tecidos provençais refletem o clima ensolarado e o colorido da natureza exuberante do lugar, mas também são frutos de um jeito prático e econômico de se trabalhar a matéria-prima disponível. A maioria desses móveis eram feitos com madeira clara e barata da região e eram tratados com verniz em tons de castanho.

No entanto, na recriação de estilos mais sofisticados,  peças “copiadas” dentro da própria população francesa que, sem condições financeiras de manter o luxo da decoração da realeza, criou uma maneira criativa de chegar mais próximo destes ambientes. Entao, esses moveis, recebiam uma pátina branca ou verde clara para encobrir os entalhes imprecisos da madeira, que eram corrigidos com gessocrê (uma mistura de gesso e cola), que disfarçava os defeitos da madeira; porém, com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo. 






Uma trama feita em palha ou rattan forrava os assentos e os encostos das cadeiras, substituindo os estofados de damasco e seda oriental dos móveis parisienses. Almofadas coloridas sobre os assentos de palha completavam o tom alegre dos ambientes.

Feitos de madeira de má qualidade, boa parte destes móveis não resistiram ao tempo e os poucos exemplares que permaneceram intactos são hoje verdadeiras raridades. Nos anos 40 e 50 houve uma febre do estilo, quando várias peças foram reeditadas.

 Com o tempo o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância. De alguns anos para cá,seguindo tendências internacionais, decoradores começam a mesclar móveis provençais autênticos com peças e objetos de ares mediterrâneos e contemporâneos para recriar o estilo.







Texto inspirado nas fontes:
http://casaedecor.wordpress.com/2011/05/22/afinal-o-que-e-o-estilo-provencal/;http://www.brancoetc.com.br/historia.php
Imgs: Google;http://perfumesbighouse.blogspot.com.br;http://www.ml-productions.com/cs/flowerseed/p/lavender.htm;http://odorataparfuns.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSLATE / Select Language: